terça-feira, 23 de novembro de 2010





COMEMORAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Associação Feijoense de Capoeira Senzala – AFCS, através do Professor Babita e Instrutores Anim, Escorpião, Nena e Tapioca e alunos, participou ativamente das atividades culturais referentes ao Dia da Consciência Negra, com apresentações de Capoeira nas Escolas Vicente Celso e Eugênio Moraes da Silveira, no Contorno Beira-Rio e no Parque Buritizal.

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colônia Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário